quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Retendo jovens talentos

Texto beeem bacana, que tá publicado na BizRevolution essa semana:


Meta: Dobrar de tamanho a cada 3 meses.

Uma das grandes problemáticas de uma pequena e média empresa é atrair e reter grandes talentos.

Nenhum jovem crânio que eu conheço no auge dos seus 18 anos de idade está pensando em passar a sua juventude trabalhando em uma empresa com menos de 50 funcionários.

A molecada está pensando em trabalhar na Coca-Cola, na Vale do Rio Doce, no Banco do Brasil, no Itau, no Google, Ambev, IBM etc.

Nem a mulher do sócio ou o filho do gerente comercial da pequena empresa com menos de 50 funcionários tem vontade de trabalhar na pequena empresa com menos de 50 funcionários.

Por que isso acontece?

Por que a molecada dinâmica e cheia de energia NÃO QUER trabalhar em uma pequena empresa com menos de 50 funcionários?

Porque eles tem a percepção que a pequena empresa não tem a mínima vontade de crescer.

Ou melhor, as vezes até existe vontade de crescer, crescer 20% ao ano, como todo mundo.

Divide aí 20% por 12 meses....você terá um crescimento bem deprê de 1,6% ao mês.

1,6% ao mês!!!!

Você acha que um jovem cheio de energia e vontade de crescer e aprender vai ficar em uma empresa que tem o objetivo de crescer 1% ao mês????

Nem a pau!

Apenas os encostados na vida, sem estudo, sem vontade de crescer e cheios de medo e problemas pessoais e profissionais permanecem por mais de dois anos (que seja) em uma pequena empresa com ambições de formiga.

Se você quer atrair e reter as melhores pessoas para a sua pequena empresa, você tem que ser MUITO MAIS agressivo na formulação das suas metas.

Se você quer atrair e reter as melhores pessoas, você tem que dobrar de tamanho a cada três meses.

Você tem que dobrar o número de clientes, o número de notas fiscais faturadas, o número de pedidos enviados, o número de chamadas via fone, o número de visitas no web site, o número de sistemas de tecnologia que você usa.

Se você quer atrair pessoas talentosas você tem que crescer de verdade.

O ritmo alucinante do crescimento energiza as pessoas e contagia até o mais passivo e sem graça dos funcionários.

Sai fora dessa história de crescer 20% ao ano quando se tem 50 funcionários ou menos!

Você tem que dobrar de tamanho a cada três meses.

Ponto.

sábado, 15 de outubro de 2011

De volta!

Depois de uma temporada “de férias”, longe da net, o blog tá de volta. Nesse tempo algumas coisas mudaram (a morte do Steve Jobs, por exemplo) e outras nem tanto (o São Paulo continua não jogando nada...). Para mim, foi uma época bem bacana, que serviu para fechar a temporada na Espanha, pegar o certificado do Master, me despedir de muita gente boa e lugares incríveis.

Alguns desses lugares servirão de inspiração para os próximos posts. Vou tentar usar exemplos de cidades para ilustrar conceitos de marketing e tentar unificar tudo isso que ta na minha cabeça.

Estes são os posts que vocês vão encontrar aqui, nas próximas semanas. Espero que vocês gostem

• Aulas de branding em Amsterdam
• Serviço à inglesa
• Alternativas em Marrakesh
• Roma: chegando primeiro e dominando tudo!
• Madri, ordinária, Madri

---

Foi assim que eu descobri que o Sr. Apple tinha falecido e aqui fica a homenagem do blog a um dos empreendedores mais feras da história.


Ps: Minha rotina ainda está um tanto instável, mas logo isso aqui vai começar a pegar fogo!