sábado, 31 de dezembro de 2011

Que em 2012, você...

Respeite mais
Seja mais consistente
Resolva mais
Reconheça o valor das pessoas
Aprenda mais
Inove mais
Converse mais
Chegue primeiro
Calcule mais
Invista mais

Tenha muita paz, saúde, alegria e sucesso. E, finalmente, que trabalhe com coisas que você gosta!! Feliz 2012!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Novas mídias: como eu começo?


“Quero arrebentar em vendas, vou investir em uma mídia ‘daquelas’. Quais são minhas opções? Revista X, Jornal Y, Site Z. Perfeito, vou levantar os custos. 30 mil por 01 página na X, 20 mil no rodapé de Y e 55 mil um banner no Z. Fico com a X. Por favor, Agência, cria a peça para mim (leia-se, mais 3 mil no orçamento). Pronto! Só esperar o retorno”.

Sério, me dá esses 33 mil que eu triplico as ações e ainda transformo a imagem da empresa em algo muito mais criativo e interessante. Para mim, empresas que enxergam o plano de marketing como algo pouco além de um exercício sobre onde e quando comprar espaço de mídias estão perdendo espaço nesse mercado maluco e competitivo. Você sabe quantas novas mídias existem além dessas alternativas X, Y e Z?

Em 2012, saiba tudo sobre novas mídias. Em 2012, invente uma mídia.

Algumas mídias além da tradicional:

Própria

São canais criados pela própria empresa para divulgar seu marketing. Catálogos, sites, lojas de varejo, e-mail marketing, etc.

Gratuita

Deixe seu marketing tão atrativo à ponto de consumidores e admiradores promoverem sua empresa de forma espontânea e gratuita. Vídeos divertidos sobre um produto, Cartão de Natal diferente com a assinatura da empresa, etc.

Vendida

Agregue valor ao seu site e venda espaço para anunciantes. Trabalha com móveis? Faça um espaço para anunciar arquitetos, engenheiros, etc. Esse tipo de mídia ainda está engatinhando, mas vai virar. Além de gerar receita, a presença de outras empresas na sua plataforma faz com que você tenha informações valiosas sobre o mercado e amplie e tráfego para todas as empresas do setor.

Sequestrada

Basicamente diz respeito sobre as mídias sociais. Diversos grupos comentando sobre seu produto, seu serviço, seu atendimento, sua promoção, sua campanha de natal, etc. Só tome cuidado e fique atento para constatações negativas sobre sua empresa, você precisa estar preparado para isso.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Planejamento estratégico para quem não tem tempo

Não é o ideal, mas como muita gente diz que não planeja porque não tem tempo, aqui vai uma dica interessante.