terça-feira, 22 de maio de 2012

É tempo de empreender

A queda na taxa básica de juros (SELIC) e o indicativo de que novas reduções virão fizeram com que alguns investimentos deixassem de chamar atenção. Algumas das opções para guardar dinheiro estão, gradativamente, perdendo o apelo.

Vamos repassar algumas destas alternativas de investimento. Quem tem uma grana guardada hoje pode apostar, por exemplo:
- na poupança, que não é uma aposta porque praticamente não tem risco, mas vai render muito pouco acima da inflação de agora em diante
- na renda fixa, onde os ganhos ficarão cada vez menores
- em imóveis, um mercado que está saturado em boa parte do país, com empreendimentos sendo lançados a altos preços e onde as oportunidades diminuem a cada ano
- na bolsa, um barco bastante danificado pelas tempestades internacionais dos últimos anos e que tem pouca previsão de maré tranquila nos próximos anos
- em empresas

Eu acredito que ainda existem muitas (boas) oportunidades em investimentos imobiliários ou no mercado de ações. Vejo também que a renda fixa e a poupança ainda têm fôlego para trazer bons resultados. Contudo, a tendência é de que essas opções apresentem riscos cada vez maiores e retornos cada vez menos elevados.

Abrir um negócio, no entanto, é muito arriscado, mas pode trazer retornos financeiros incomparáveis. Além disso, das opções citadas, empreender é a que depende menos de fatores externos e mais da sua capacidade de planejar e executar.

Será que não está na hora de você começar seu próprio negócio?
Dê uma olhada no que diz Mauro Halfeld, da CBN: http://glo.bo/KqhfCJ

Nas próximas semanas, falaremos sobre onde empreender, características de um bom empreendedor e muito mais.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Outback - aprenda atendimento com quem sabe!





Cara, eu sou vegetariano (putz, sério?!) e mesmo assim, tenho o Outback como um dos meus restaurantes favoritos. Eles praticamente não têm opções de pratos sem carne, mas eu sempre que posso, faço uma visita.

Imagine isso: você oferece algo tão bom que seu público se extrapola. Você vende flores para quem não gosta de flores. Rock para quem só ouve axé. Bala de côco para quem não come doce.

O Outback é assim. Há algo no restaurante, na experiência que eu passo lá dentro, que me faz querer gostar do local, mesmo ignorando boa parte do menu. Quais são os segredos da empresa que oferece os “momentos Outback”? 



“Isso vem de uma filosofia muito especial. A gente se importa. E, principalmente, a gente se importa com as nossas pessoas”, explica Salim Maroun, presidente da empresa.

Poisé, simples assim. O truque do Outback é o seu atendimento. E, para o seu presidente, a fundação do atendimento são as pessoas.



“Se nós cuidarmos das nossas pessoas, elas cuidarão da nossa empresa”, diz Maroun. São 3600 funcionários, todos treinados para serem sócios da empresa. O Outback tem a menor rotatividade de funcionários do setor e ostenta uma marca ainda mais bacana: boa parte dos donos de franquia são ex-funcionários. Os empregados vestem a camisa porque sabem que podem ser donos daquela camisa no futuro.



Outro ponto especialmente importante é a referência de atendimento. A meta não é entregar um bom serviço, mas sim algo que encante o cliente (quem conhece o Guy Kawasaki sabe bem o que encantamento significa...)



O presidente conta que “todo e qualquer momento da experiência de um cliente tem que ser encantador" e pede "Por favor, use o Outback para o seu momento mágico”.

Assita o vídeo abaixo e aprenda com que sabe. 
E depois passe lá no restaurante para tomar um chopp e premiar os caras pelo ótimo trabalho =)


http://bit.ly/KaU7tE