sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Sempre tem alguém olhando


Peço licença ao Ricardo Jordão, da ótima BizRevolution, para bloggar um post que ele publicou hoje e que tem muito a ver com o que eu escrevi essa semana:
Melhor 

Nas duas empresas em que eu trabalhei: Brasoftware e Tech Data, eu nunca fui reconhecido pelas pessoas que deveriam reconhecer.

MAS, eu sempre fiz o meu melhor, e esse melhor sempre foi reconhecido por outras pessoas que acabaram me ajudando em muitas outras coisas.

Portanto, FUCK OFF o seu chefe, ou os caras que não reconhecem o seu trabalho, se você fizer o seu melhor, alguém está sempre olhando, e vai te recompensar de alguma maneira.

ACREDITE NISSO!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Não feche a porta


Todos os empregos que tive até hoje, foram indicação de alguém ou, no mínimo, recebi uma recomendação que me permitiu participar do processo de seleção.

E olha eu tenho mania de dar opinião em tudo (“Sério? Nunca esperaria isso de alguém que tem um BLOG!”). Mesmo assim, saí com bons relacionamentos de todos os lugares em que trabalhei. Isso não quer dizer que eu tenha dito “amém” para todo mundo ou que tenha ficado puxando saco dos meus chefes. Só quer dizer que eu soube levar as minhas divergências no nível profissional.

Quando as pessoas decidem resolver problemas profissionais com reações pessoais, a conversa já começa perdida. Reclamar da D. Aurora é muito diferente de apresentar argumentos sobre o desempenho da secretária (cargo ocupado por ela). Brigar com o Roberto, seu chefe, é pouco frutífero, o contrário do que acontece quando você tenta contrapor, profissionalmente, algumas idéias dele.

O que você faz com na sua vida profissional fica mais exposto do que você faz na internet, para o bem e para o mal. Se você arrumou um escândalo no escritório há 5 anos, pode ter certeza de que alguém na sua sala atual conhece a história.

Por que eu estou falando disso? Porque hoje eu tive a oportunidade de indicar uma pessoa para uma vaga e logo me veio um ex-colega de trabalho na cabeça. Ia ser ótimo para ele e o perfil dele é exatamente o que pediam, exceto...

Exceto pelo comportamento dele quando foi demitido da empresa em que trabalhávamos. Ele tinha razões para ficar, profissionalmente, chateado. Mas meteu os pés pelas mãos, levando a história para o lado pessoal e brigando com o chefe.

A vida profissional já tem uma série de barreiras que foram erguidas sem a nossa participação. Para que construir mais?

Carreira é relacionamento e compromisso. Marketing pessoal é relacionamento e compromisso.
Não feche a porta.