Como já explicamos aqui no blog, os 4Ps de marketing (que compõem o mix de marketing) são: produto, preço, praça (distribuição e ponto de venda) e promoção. Estas são as ferramentas que um profissional de marketing tem à disposição para criar e gestionar produtos e serviços e farão parte de qualquer ação ou estrátegia de marketing.
Outro conceito também bastante presente é o do ciclo de vida do produto, que funciona assim: dependendo da penetração que tenha no mercado, um produto ou serviço pode estar em um dos 5 estágios abaixo.
Desenvolvimento (Investimento alto / Retorno zero)
Aqui o produto está em fase de pesquisas, testes, protótipos, etc. Pode ser que nem passe desta fase.
Introdução (Investimento alto / Retorno baixo)
Produto em lançamento e ainda um pouco desconhecido pelo mercado.
Crescimento (Investimento médio / Retorno alto)
Produto já ultrapassou 10% dos seus objetivos para a fase de maturidade.
Maturidade (Investimento médio / Retorno médio)
Produto já ultrapassou 95% dos seus objetivos para a fase de maturidade.
Declínio (Investimento alto / Retorno zero)
Produto começa a ser substituído pelos dos competidores, a tecnología se torna obsoleta e as vendas começam a cair..
Para cada uma destas fases, existe uma estratégia a ser aplicada em cada uma das 4Ps. São orientações genéricas, mas que acredito serem bastante úteis. Ah, o conceito de ciclo de vida também pode ser aplicado a mercados (e não só a produtos). O mercado de energia solar está em crescimento, por exemplo, e o de CDs, em declínio.
A tabela abaixo indica estratégias específicas para cada uma das 4Ps em virtude do estágio em que o produto esteja de seu ciclo de vida.
| Introdução | Crescimento | Maturidade | Declínio |
Objetivo | Conhecimento de marca (awareness) | Diferenciar | Lealdade / Fidelidade | Deletar ou “colher os frutos” |
Produto | Um | + versões | Linha completa | “best sellers” |
Preço | Premium ou de penetração | Ganhar mercado | Lucrar / defender mercado | Continuar rentável |
Promoção | Informar | Diferenciar | Lembrar | Mínimo de promoção |
Praça (Distribuição) | Limitada | + pontos de venda | Máximo de pontos de venda | Menos pontos de venda |
Um produto que está em queda não precisa necessariamente acabar. É possível adaptar e relançar praticamente qualquer coisa, mas essa é uma alternativa cara – requer uma boa inversão em publicidade.
Por outro lado, pode ser mais rentável que lançar um produto novo. A indústria automobilística por exemplo, relança seus produtos a cada ano, com algumas alterações (corsa 2004, corsa 2005, etc...). O modelo anterior morre, mas o produto volta ao estágio de introdução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário