Você sabia que o aeroporto de Londrina, se fosse colocado no centro da cidade, ocuparia uma área maior do que o trecho da Av. JK entre as Av. 10 de Dezembro e Higienópolis?
Não, eu não estou escrevendo um post sobre Google Maps  ou aeroportos. O que eu gostaria de mostrar é que esta informação  estava disponível para qualquer pessoa do mundo e que sua empresa pode  estar passando por algo muito parecido.
As empresas se preocupam em comprar servidores, criar  processos, fazer pesquisas, etc. e isso é extremamente importante. Mas  como pouquíssimas empresas tem um relevante sistema interno de  informações, elas costumam ficar "sentadas" sobre a desculpa de que é  tudo muito caro ou muito difícil. Não é verdade. Basta saber onde  procurar, como procurar e ter um pouco de disposição e organização.  Talvez, antes de encomendar as próximas pesquisas, vc devesse trabalhar um pouco com o que já tem disponível.
Nada contra gestionar  as informações da sua empresa com o que há de melhor no mercado. No  entanto, estes avanços todos não vão mudar muita coisa na sua  organização se você não souber o que está procurando. Antes de investir  em tecnologia, porque não avaliar todas as informações que você tem a  sua volta?
 Possíveis fontes de informação:
- faturas de clientes (tipos de compras, quantidade, etc.)
- concorrentes (quantas empresas fazem o mesmo que vc  na sua cidade? demoraria mais que um dia para entrar em contato com  todas elas e perguntar quais são os preços dos principais serviços e  promoções vigentes?)
- fornecedores (o que eles tem feito para melhorar? para quem estão vendendo? como está o mercado para eles?)
- mídia (jornais, , revistas especializadas, etc.)
- governo (IBGE, associações comerciais, SEBRAE, etc.)
- internet (UTILIZE SEMPRE!)
- empregados (as idéias de TODOS os funcionários chegam até os chefes e diretores? quanto tempo demoraria para que uma idéia proposta pelo caixa da sua loja fosse implementada em todas as franquias?)
- Redes Sociais (o que estão dizendo da sua empresa no twitter, orkut ou facebook?)
- E muuuuitas outras...
Depois de descobrir onde quer chegar, aí sim você começa a  procurar sistemas, contratar pesquisas e automatizar todo o processo.
Qual é o seu objetivo?
De que informações você precisa para chegar lá?
Onde elas estão?

Nenhum comentário:
Postar um comentário