quinta-feira, 7 de abril de 2011

Como bombar o facebook da sua empresa


Para criar boas estratégias e campanhas de facebook, a primeira coisa que voce deve fazer (como sempre) é saber onde quer chegar. Quais são os seus objetivos?

A segunda é saber que métodos você usará para avaliar a caminhada até estes objetivos. Por exemplo: se seu objetivo é aumentar o número de amigos, sua métrica principal seria o número de amigos (!). Se o seu objetivo é gerar vendas através da rede social, entao você precisa criar algo que seja mensurável fisicamente, como cupons ou algo do tipo. Outras métricas possíveis: número de sugestões por mês, número de críticas atendidas, conteúdos que geram mais comentários, número de acessos ao site através de um link no facebook, etc...

Finalmente, é necessário escolher como atuar. Existem diferenças grandes entre páginas, perfis e grupos, mas eu acredito que não é isso que vai fazer com que sua estratégia tenha sucesso ou não. Recomendo páginas ou grupos, porque permitem um acompanhamento melhor das ações, com estatísticas e outras coisas. As páginas são mais fáceis de encontrar e mais flexíveis, mas os grupos têm uma ferramenta bastante interessante: se seu grupo tem menos de 5 mil pessoas, o facebook te permite enviar uma mensagem a todos com um clique. Pessoalmente, prefiro as páginas.

Outras observações importantes:
Se no mundo físico a empresa não vai bem, não tem processos definidos ou o produto não é bom, por exemplo, não adianta nem correr atrás das redes sociais. Na internet, as coisas se espalham mais rapidamente e a interatividade é enorme. Ter um grupo de 25 mil pessoas se comunicando ativamente com a sua empresa é ótimo, mas acho que concentrar 25 mil pessoas falando mal de você não é bem o seu objetivo para o ano...

Exemplos de ações para conseguir aumentar o número de seguidores, amigos ou "curtir":
1) Crie ações e concursos: promova um concurso de fotografias, curta-metragens, desenho (algo que tenha a ver com seu público-objetivo) e distribua os prêmios (ou parte dos prêmios) de acordo com a quantidade de "curtir" que aquela foto ou desenho tenha. Logo, os participantes vão correr atrás dos votos dos amigos deles (e os amigos deles vão acabar querendo entrar no facebook para votar).

2) Interaja com as pessoas. Atualize constantemente sua página e se interesse pelo que as pessoas têm a dizer.

3) Crie conteúdo. Se você é uma loja de roupas, publique coisas sobre moda. Dê espaço para que os leitores façam sugestões. Se é uma consultoria de contabilidade, facilite o acesso a informações, planilhas, etc. Dê um serviço de graça (informação) e aumente as possibilidades de venda.

4) Não deixe seu facebook nas mãos do seu sobrinho. Se as redes sociais realmente são relevantes para sua estratégia, invista nelas. Não dê 20 reais para seu sobrinho atualizar uma vez por semana seu facebook. Se for para fazer mal-feito, melhor investir em outras coisas.

Página da Coca-Cola no Facebook e seus mais de 24 milhões de "me gusta"

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