terça-feira, 29 de março de 2011

Tendencias de marketing para um mundo digital


Na semana retrasada passei dois dias na OMEXPO, um evento de marketing online que reuniu mais de 15 mil pessoas em Madrid. Foram 2 dias de conferências, 16 palestras assistidas (de empresas como Facebook, Vodafone, Google, etc.) e inúmeras visitas aos stands. Ou seja, bastante material para o blog nos próximos dias!

Para começar, vou tentar resumir um pouco o que ouvi em alguns dados e tendências:

Marketing é Marketing
Não importa se estamos falando de estratégias online, offline, aplicativos para iPhone ou marketing de experiência, o que diferencia sucesso de fracasso são as mesmas coisas de sempre. Se sua empresa não funciona bem fora da internet, não tem a menor chance no mundo virtual.

A internet é móvel
Um terço dos celulares da Espanha já são smartphones e aqui, em 2012, a maioria dos acessos à internet será por um telefone e não por um computador. Os dados são da Espanha, mas o mesmo vai acontecer no Brasil, com no máximo 2 anos de atraso. A primeira experiência online em países que ainda não têm a internet consolidada será através do telefone.

As verbas estão se movendo em direção ao online
Marketing é resultado e por isso as empresas estão investindo cada vez mais nas ações online. É muito mais fácil medir o retorno, alterar campanhas e corrigir erros na internet que em outros meios. Contudo, os meios offline manterão a hegemonia nos orçamentos ainda por muitos anos.

A rede é social (jura?! rs)
A palavra de ordem da internet é compartilhar. A música é social (playlists de youtube, indicações, Spotify), os jogos são sociais (vide Farmville/Fazendinha e seus mais de oitenta milhões de jogadores) e até as compras são sociais (indicações, compras coletivas, prescriptores, blogs). Ofrecer conteúdo de qualidade e conversar com seus consumidores não é mais uma opção.

Muitos canais
Exitem diversos canais para ações, como blogs, youtube, facebook, twitter, email, etc. No entanto não existe uma fórmula mágica. Nem tudo funciona para todas as empresas – antes de agir, é necessário saber onde estão seus clientes.

Internet tangível
Propostas de valor tangíveis funcionam tão bem na internet quanto fora dela. Tem muita gente apostando por cupons, ofertas, clubes e áreas/conteúdo premium e colhendo bons resultados.

Informação + Formação
Para adaptar-se em um cenário tão dinâmico quanto o atual, é preciso que as empresas e os profissionais invistam muito em formação e informação. Somente assim estarão aptos para antever e entender os cambios de comportamento dos clientes.

Empresa digital
Uma continuação da anterior: para operar neste contexto maluco (o iPhone não existia a 4 anos, o Facebook não era nada a 3, e por aí vai...) as empresas precisam usar toda a tecnologia disponível. Não peça relatórios, acesse relatórios. Não tome decisões sozinho, use o seu ERP para te ajudar.

Nas próximas semanas: como criar campanhas de email marketing, ganhando amigos no facebook para sua empresa e muito mais.

2 comentários:

  1. Show de bola. Quando eu crescer quero ser como vc. rs
    Valeu a dica.
    bjos

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  2. valeu Alini! Bom, coloquei o endereço no Google Maps e acho que é a Alini rsrsrs!

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