segunda-feira, 10 de março de 2014

Marketing & Dia da Mulher

Tentei fazer um post sobre Marketing & Carnaval, mas a verdade é que não achei referências criativas para mostrar aqui. Queria falar sobre empresas que aproveitaram a oportunidade para criar campanhas relacionadas à maior festa do Brasil, mas só encontrei mais do mesmo.

(De qualquer forma, quem tiver interesse, veja aqui algo sobre isso que saiu na EXAME).

Resolvi falar então sobre Marketing & Dia da Mulher. Entre piadas cansativas e elogios bonitinhos, li algumas coisas a respeito da mulher e sua conquista no mercado de trabalho. Quase tudo que eu li também foi mais do mesmo. Eu não sou muito fã de polêmica que é mais resultado de um senso comum do que de uma opinião própria. E, sobre esse assunto, eu acredito que o lugar no mercado vai ser conquistado para quem quer suar a camisa e para quem entender que dinheiro é simplesmente consequência. Seja homem ou mulher, se você não tem preguiça de fazer e acontecer para realizar um bom trabalho, seu lugar no topo está garantido.



Bom, mas por que razão então esse assunto ainda é tão polêmico? Pensando em cargos de liderança e, apesar do número crescer a cada ano, a % de homens ocupando um cargo de líder ainda é maior. Por isso, baseado apenas no fato de eu ser mulher e de ocupar um cargo de gerência, escrevi algumas características femininas que podem atrapalhar na busca e/ou na permanência em um cargo de chefia. Eu não me baseei em nenhuma pesquisa, é só o meu ponto de vista de acordo com minha realidade. 

(E seria legal se vocês comentassem com mais opiniões =)

SENTIMENTO DE CULPA: do mesmo jeito que há mulheres que não querem ter filhos para não interromper a carreira, têm mulheres que não querem assumir tantas tarefas no trabalho para não atrapalhar as outras responsabilidades pessoais (ter filhos, cuidar dos filhos, da casa, dos pais, etc). A boa notícia é: os homens preferem que a gente trabalhe! Quem não quer viver com dois salários no começo do mês? E, como consequência, eles estão cada vez mais dispostos a dividir tarefas de casa. Dessa forma, eles dividem também o sentimento de CULPA e nos ajudam a administrá-lo.

DIFICULDADE PARA TRABALHO EM GRUPO: quem já ouviu a piada de que uma moça encontra outra saindo do cabeleireiro e elogia o novo corte; quando a outra vira as costas, reclama pra amiga: “na verdade ficou horrível”. Já o homem encontra o amigo na mesma situação e não hesita em xingar o novo corte e, quando vira as costas, comenta que ficou legal. Mulher é assim! Funciona como um paradigma mundial que parece invencível. Enquanto não aprendermos a agir de forma mais sincera e menos emotiva, especialmente com outras mulheres, teremos dificuldade em liderar grupos.

EMOÇÃO: chorar no trabalho é ridículo e imperdoável. Toda vez que você fizer isso, você perde sua razão. E com toda razão.


E aí? Concordam?

.

2 comentários:

  1. Concordo totalmente!

    Para os que curtem o tema da diversidade sexual, tem uma palestra bem bacana da Sharon Vosmek, da Astia, aqui: http://www.youtube.com/watch?v=k8CCeIVssV4. No vídeo, ela explica algumas das vantagens de viver em uma economia ou uma empresa que integra mulheres a todos os processos. É bem bacana, mas tá somente em inglês!

    O site da Astia tb vale uma visita: http://astia.org/

    ResponderExcluir
  2. eu sou uma pessoa que chora por qualquer coisa. graças a Deus não me lembro de já ter chorado no trabalho (a não ser quando estava saindo de uma empresa e me despedindo das pessoas). é um mico mesmo chorar no trabalho, mas temo que em um momento de imensa pressão eu não consiga me conter. espero que nunca aconteça.

    ResponderExcluir