quarta-feira, 13 de junho de 2012

Quer ter um produto popular? Aprenda a lidar com o cliente popular

Se você vai lançar um produto, tenha certeza de que ele está acabado e pronto para colocar na prateleira. Entenda de uma vez por todas: o seu cliente não vai te perdoar se ele comprar um produto mal-acabado, estragado, pela metade, com defeito. Teste o seu produto até ter certeza de que ele pode ir para o mercado. Gaste anos testando ele, mas só lance se você garantir que ele vai funcionar. Também não importa se você avisou o seu cliente que aquela era uma versão beta: ele não vai lembrar disso quando o produto não funcionar. Sabe por que? Porque o seu cliente planeja antes de comprar. O dinheiro do seu cliente não nasce em árvore e ele não tem notas sobrando debaixo do colchão. Ele poupa, pesquisa, pensa e repensa. O seu cliente vive no século XXI: ele é inteligente, tem acesso à informação e sabe dos direitos dele. E quando ele decide comprar, ele cria expectativa. Muitas vezes, ele realiza um sonho.  E se, infelizmente, você cometer uma falha e entregar um produto inacabado, se coloque no lugar dele. Não importa se você é um mero funcionário da escala de produção que até então só estava ali cumprindo ordens. Antes de tudo, você foi contratado para resolver problemas. Assuma o seu problema e vá consertar.

Estou dizendo tudo isso pois há exatamente 9 dias eu realizei um sonho de comprar meu primeiro carro zero. E identifiquei um problema grave no câmbio logo que dei as primeiras voltas com meu novo carro. E ele está nesse momento parado na oficina da concessionária com um problema não identificado e sem previsão sobre o que fazer com o carro. E, no caso, comigo. Não importa o quanto eu ligue ou vá até lá várias vezes ao dia, o meu problema não está nem perto de ser resolvido.



Um comentário:

  1. É complicado, mesmo... e a gente sempre supõe que grandes empresas têm isso tudo controlado. A verdade é que tem muita empresa por aí que faz sucesso na sorte.

    ResponderExcluir