quinta-feira, 16 de agosto de 2012

450 mil fãs de facebook em menos de 1 ano (e sem promoção!)


Há algum tempo assisti a uma palestra do Arnold Oliveira, da OLX, sobre como usar Facebook como plataforma para impulsionar negócios. A palestra era gratuita, pública e foi parte do CicloMpe.net de Londrina (iniciativa bacana!).

Para quem não conhece, a OLX é uma página de classificados de “praticamente tudo” – de imóveis a caronas. Isso em si já traz um bônus para a estratégia de comunicação da marca, já que, uma vez que anunciam produtos e serviços dos mais diferentes setores, a gama de assuntos que eles podem abordar é enorme.

Contudo, existem inúmeros sites de classificados ou compras coletivas, por exemplo, que contam com o mesmo benefício. O que a OLX fez de diferente para passar de 15 mil para 470 mil fãs em nove meses?

A estratégia deles é simples, com você verá abaixo. O site não tem um visual refinado e as campanhas no Facebook também não. Aliás, “pouco refinadas” é eufemismo: o negócio é meio tosco mesmo. O conteúdo, no entanto, é poderoso. Eles se apropriam de praticamente tudo que é hit na internet e ligam esses assuntos às categorias de anúncios. Vale cachorro com cara de preguiça vendendo anúncio de hotel e engarrafamentos monstruosos incentivando a compra de motos.





As imagens são sempre postadas com links para alguma parte do site. Os assuntos e imagens são escolhidos pelo seu potencial de difusão. Quanto mais viral, mais retorno. Muito retorno. Há posts que superam os 6 milhões de impactos em 1 semana!

Eu particularmente não gosto muito de fotos de gatinhos fofos, mas tenho que tirar o chapéu para os caras. São poucas empresas que podem apresentar cases como esse. Aqui vai o que o Arnold chamou de “receita do bolo”:

- postar algo quatro vezes por dia, todo dia
- equilibrar conteúdos de interação e materiais corporativos (metade dos posts diretamente relacionados ao negócio, metade não)
- privilegiar horários noturnos e finais de semana.
- fazer testes: quais são os horários que geram mais retorno? Postar de manhã, de madrugada, na hora do almoço...
- sempre curtir as interações dos fãs e responder com rapidez
- indicar produtos e serviços de acordo com o retorno dos fãs
- usar linguagem informal

2 comentários:

  1. genial!
    Você sabe se é alguma agência que cuida do Face deles? Ou se é interno?

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  2. É interno. E é somente uma pessoa que é responsável pela área.

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