quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Construa sua própria base de contatos

Valei-me nossa senhora do blog abandonado!
Estamos de volta, para falar um pouco sobre a importância de se manter uma base de contatos própria.

A tendência é que o volume de tráfego na internet se transfira cada vez mais da web livre para uma web com donos. Explico: hoje passamos mais tempo em propriedades privadas na internet (leia-se facebook, apps, msn, twitter, instagram, youtube, etc.) que na própria web em si.

Esse é um movimento já antigo e que trouxe uma implicação direta nos departamentos de marketing. Encontrar consumidores na web significa ir até onde os consumidores estão. Por isso, as marcas têm corrido atrás de fãs de facebook, seguidores de twitter, etc. Departamentos de mídias sociais são criados, métricas são desenvolvidas e muito mais.O objetivo, repito, é sempre criar pontos de contatos com os consumidores.

Uma estratégia válida, mas que, no entanto, tem um ponto falho. Quanto vale uma página com 20 mil amigos no Facebook? E uma comunidade com 20 mil pessoas no Orkut? A segunda vale menos, certo?

E o que acontece com todo o seu esforço para atrair fãs no Facebook se o Mark Zuckerberg tirar o site do ar na semana que vem? Se o Facebook e Twitter seguirem o mesmo caminho do Orkut e do Fotolog (e os exemplos históricos de Cadê, Aol, e ICQ indicam que é provável, cedo ou tarde) e você não tiver usado estas mídias para abastecer a sua própria base de contatos, o seu investimento todo virará pó.

Para que isso não aconteça, aqui vão 3 dicas:
- Invista sempre em uma rede de cadastro própria (emails, newsletters, etc.)
- Não é o número de fãs no facebook que importa. O Facebook é uma mídia. O que importa é o conteúdo que está sendo publicado - e este conteúdo será carregado por você onde quer que você esteja.
- Crie um blog ou aplicativos. Crie a sua própria web!

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