segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Liderança Sustentável: por onde eu começo?

Você sabe o que é liderança sustentável? Eu confesso que não sabia muito sobre isso e, pasmem, o Google também não. Faz o teste aí: digita líder sustentável no Google Imagens.



Viu?! CO2 está longe de definir esse conceito. A boa notícia é que o assunto está meio que “na moda” e é fácil encontrar infos sobre isso em revistas corporativas bacanas. Baseado em tudo que li e aprendi sobre o assunto, desenhei 4 passos que vão ajudá-lo a ser um líder sustentável. Eu acredito MESMO que a gente pode transformar nossas relações pessoais e profissionais quando decidimos ser agentes de mudança. Se você não pode mudar o mundo todo, você com certeza pode mudar o mundo de alguém. Clichê, mas real. Go!

Antes, é importante entender que sustentabilidade não é sinônimo de meio ambiente. O tripé da sustentabilidade, também chamado de triple bottom line (People, Planet, Profit), é ter atitudes que provoquem resultados no âmbito social, econômico e ambiental

1. O CENÁRIO: um novo olhar sobre as velhas coisas
Compreenda o cenário que você faz parte. Amplie o seu olhar e descubra detalhes do ambiente em que você atua. O que minha empresa faz? Por que ela faz isso? De que forma o que ela faz muda a vida do cliente que ela atende? Tem mais gente no mundo que faz o que ela faz? Quais dificuldades que ela enfrenta pra conseguir atuar?
Um exemplo: a Nestlé diz que não vende simplesmente produtos. E sim que ela contribui para suprir as necessidades de um mundo com 9 bilhões de desnutridos.
Manja?

2. GERAÇÃO DE VALORES: muito além do meio ambiente
Quando pensar em fazer alguma coisa (qualquer coisa!), treine sua mente na perspectiva de gerar valores e resultados que reflitam na performance social, econômica e ambiental da:
.empresa que atua
.equipe que gerencia
.clientes que atende
.pessoas com quem se relaciona
Enquanto a maioria das pessoas/empresas foca nos resultados econômicos, trate o tripé com igualdade e esteja ciente de que quando você é sustentável socialmente, muitos problemas econômicos e ambientais são automaticamente resolvidos.

3. GERAÇÃO DE CONTEÚDO: ofereça mais do que pedem
Aproveite a oportunidade do seu negócio para fazer a diferença no seu mercado. E tem como? Ô se tem. A RED BULL, por exemplo, se transformou quando resolveu se posicionar como uma empresa geradora de conteúdo voltado a esporte, cultura e estilo de vida. Algum líder sustentável deu essa ideia pra marca.

4. O ALTRUÍSMO: eis o grande segredo
O jeito que você faz as pessoas se sentirem sobre elas mesmas diz tudo sobre você. Coloque a necessidade do outro à frente da sua e colha resultados mais verdadeiros, mais duradouros e mais sólidos. Eu sei que enxergar as coisas de uma forma diferente pode parecer difícil. E muitas vezes até é. Só que você precisa começar. Você tem mais em comum com Henry Ford, Martin Luther King, Steve Jobs e Ozires Silva do que você pensa.




É difícil começar, porque muitas vezes você trabalha em uma organização que não valoriza um líder sustentável. Mas se quer uma dica: FAÇA UMA COISA COMO SE FOSSE A SUA PRIMEIRA VEZ OU A SUA ÚLTIMA VEZ. O resto vai virando consequência.

.

(Colaboração na organização dos tópicos: Flavio Tavares, Diretor de Marketing & Vendas da GolSat)

3 comentários:

  1. Hahahaha, adorei a parte do "o Google também não sabe"!
    Ótimo post, vou tentar seguir esta linha na semana que vem =)

    ResponderExcluir
  2. Ah, a propósito: você poderia escrever um passo a passo sobre como vocês ganharam o prêmio Ozires Silva, o Parar e outras iniciativas bem legais que vocês tem feito aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Oba! Eu fiquei com medo de receber críticas mentais do tipo: "aff, mas GolSat de novo"... sabe como é né... #trauma

      Excluir