Você sabe o que é liderança
sustentável? Eu confesso que não sabia muito sobre isso e, pasmem, o Google
também não. Faz o teste aí: digita líder sustentável no Google Imagens.
Viu?! CO2 está longe de
definir esse conceito. A boa notícia é que o assunto está meio que “na moda” e
é fácil encontrar infos sobre isso em revistas corporativas bacanas. Baseado em
tudo que li e aprendi sobre o assunto, desenhei 4 passos que vão ajudá-lo a ser
um líder sustentável. Eu acredito MESMO que a gente pode transformar nossas relações
pessoais e profissionais quando decidimos ser agentes de mudança. Se você não
pode mudar o mundo todo, você com certeza pode mudar o mundo de alguém. Clichê, mas
real. Go!
Antes, é importante entender
que sustentabilidade não é sinônimo de meio ambiente. O tripé da
sustentabilidade,
também chamado de triple bottom line (People,
Planet, Profit), é ter atitudes que provoquem resultados no âmbito social,
econômico e ambiental
1. O CENÁRIO: um novo olhar sobre as
velhas coisas
Compreenda o cenário que você faz
parte. Amplie o seu olhar e descubra detalhes do ambiente em que você atua. O
que minha empresa faz? Por que ela faz isso? De que forma o que ela faz muda a
vida do cliente que ela atende? Tem mais gente no mundo que faz o que ela faz?
Quais dificuldades que ela enfrenta pra conseguir atuar?
Um exemplo: a Nestlé diz que não
vende simplesmente produtos. E sim que ela contribui para suprir as necessidades de um mundo
com 9 bilhões de desnutridos.
Manja?
2. GERAÇÃO DE VALORES: muito além
do meio ambiente
Quando pensar em fazer alguma coisa
(qualquer coisa!), treine sua mente na perspectiva de gerar valores e
resultados que reflitam na performance social, econômica e ambiental da:
.empresa que atua
.equipe que gerencia
.clientes que atende
.pessoas com quem se relaciona
Enquanto a maioria das
pessoas/empresas foca nos resultados econômicos, trate o tripé com igualdade e
esteja ciente de que quando você é sustentável socialmente, muitos problemas econômicos
e ambientais são automaticamente resolvidos.
3. GERAÇÃO DE CONTEÚDO: ofereça
mais do que pedem
Aproveite a oportunidade do seu
negócio para fazer a diferença no seu mercado. E tem como? Ô se tem. A RED BULL,
por exemplo, se transformou quando resolveu se posicionar como uma empresa
geradora de conteúdo voltado a esporte, cultura e estilo de vida. Algum líder
sustentável deu essa ideia pra marca.
4. O ALTRUÍSMO: eis o grande
segredo
O jeito que você faz as pessoas se
sentirem sobre elas mesmas diz tudo sobre você. Coloque a necessidade do outro à
frente da sua e colha resultados mais verdadeiros, mais duradouros e mais
sólidos. Eu sei que enxergar as coisas de uma forma diferente pode parecer
difícil. E muitas vezes até é. Só que você precisa começar. Você tem mais em
comum com Henry Ford, Martin Luther King, Steve Jobs e Ozires Silva do que você pensa.
É
difícil começar, porque muitas vezes você trabalha em uma organização que não
valoriza um líder sustentável. Mas se quer uma dica: FAÇA UMA COISA COMO SE
FOSSE A SUA PRIMEIRA VEZ OU A SUA ÚLTIMA VEZ. O resto vai virando consequência.
.
(Colaboração na organização dos tópicos: Flavio Tavares, Diretor de Marketing & Vendas da GolSat)
Hahahaha, adorei a parte do "o Google também não sabe"!
ResponderExcluirÓtimo post, vou tentar seguir esta linha na semana que vem =)
Ah, a propósito: você poderia escrever um passo a passo sobre como vocês ganharam o prêmio Ozires Silva, o Parar e outras iniciativas bem legais que vocês tem feito aí.
ResponderExcluirJura? Oba! Eu fiquei com medo de receber críticas mentais do tipo: "aff, mas GolSat de novo"... sabe como é né... #trauma
Excluir