quinta-feira, 12 de maio de 2011

Google apresenta o ChromeBook



Isso não é um computador, é uma paulada de marketing (identificar necessidade - segmentar mercado - criar produto... não, eu nunca vou parar de repetir isso! rs). Não sei se vai funcionar, mas a idéia tem bastante futuro.

Marketing tem a ver com escolhas. Estratégia tem a ver com escolhas. E ao não tentar abraçar o mundo, o Chromebook pode ser uma boa opção para o Google ganhar uma interessante fatia desse mercado.

Estamos falando de um produto que realmente acrescenta algo diferente. Há anos a indústria dos PCs lança produtos baseados em velocidade e potência, embora a grande maioria dos usuários não tenha a menor idéia da diferença entre um processador i3 ou i5. Não concorda? Peça para alguém te explicar o que é um Mhz... como é que essa pessoa comprou 4 computadores nos últimos 5 anos sem saber a diferença real entre 3Gb ou 4Gb de memória RAM?

Agora pergunta se essa pessoa gostaria que seu computador fosse mais leve, começasse a funcionar mais rápido ou que tivesse uma bateria que durasse 48h? Quem tá vendendo computador para esse público? Ninguém. Ou melhor, uma empresa - Google. Os outros estão se matando para tentar ganhar mercado entre as pessoas que montam computadores para editar imágens e vídeos e/ou jogar a versão mais atualizada do Call of Duty...

Os únicos problemas que eu vi até agora são:
1) Preço. Tão dizendo que vai custar cerca de 500 dólares, o que me parece um pouco caro... como o computador depende MUITO da internet, acredito que logo as empresas de telefonia criarão contratos de uso de internet para abaixar o preço.

2) Cloud Computing. Embora eu acredite muito no conceito de "computação nas nuvens", acho que ele ainda não está bem difundido. É uma aposta inovadora... e arriscada. Bem, talvez isso não seja um problema..

Nenhum comentário:

Postar um comentário