terça-feira, 31 de maio de 2011

Quanto tenho que vender mais para a minha promoção valer a pena? (inclui planilha de contas)

O post de hoje é bem simples e bastante prático. Vamos falar sobre quanto é preciso vender mais (ou menos) se alteramos um preço. Mas antes de explicar como fazer o cálculo, é importante enfatizar uma coisa.

A não ser em casos extremos, nunca toque o preço dos seus produtos de forma definitiva. Explicarei isso melhor em um próximo post, mas o preço é a ferramenta mais eficiente que você tem para gerar lucro (é mais rentável, por exemplo, que reduzir custos). Além disso, é muito difícil conseguir aumentar preços, de forma que melhor não perder o que você já conquistou (seu preço atual).

Ok, já sabemos que não se devem diminuir preços, mas e se eu quiser fazer uma promoção, quanto tenho que vender a mais para ganhar o mesmo tanto?

Muita gente faz a seguinte conta: Se eu vendo em média 10 produtos a R$ 10,00 cada um, por mês ganho R$ 100,00. Se eu vender os mesmos produtos a R$5,00, tenho que vender 20 unidades para chegar aos mesmos R$ 100,00. Ou seja, 20 x 5 = 10 x 10.

O erro desta conta é que assim você iguala o total, mas pode acabar perdendo dinheiro porque deixou de considerar sua margem de lucro. Você sabe que vendeu a mesma coisa, mas não sabe se a ação é rentável ou não.

O correto é calcular a margem do produto, ou seja, calcular quanto você lucra com a venda de cada um dos produtos. Isso se calcula assim (a primeira conta retorna valores absolutos e a segunda um valor percentual):

Margem ($) = Preço unitário($) – Custo Unitário($)

Margem (%) = Margem($) / Preço unitário($)

No exemplo acima, vendendo um produto a R$ 10,00 e que custa R$ 5,00 para ser produzido, tem-se um lucro de R$ 5,00 por produto ou 50%.

Para abaixar ou subir o preço, a conta (embora não pareça), tb é bem simples.

- Variação nas vendas equilíbrio (%) = (preço final – preço inicial) / Margem Inicial + (preço final – preço inicial)

(atenção: o sinal inicial, antes de variação, é um sinal de menos)

Voltando ao exemplo anterior, supomos que o mesmo produto (preço: 10,00, margem: 5,00) tem vendas médias de 10 unidades por mes. Se eu quiser baixar o preço para 8,00, quantas unidades a mais tenho que vender para ganhar o mesmo que ganhava antes?

- Variação = (8 – 10) / 5 +(8-10)
- Variação = -2 / 3
- Variação = -66%
Variação = 66%

Neste caso, você tería que vender 66% mais (7 unidades a mais, ou 17 unidades no total), para ganhar a mesma coisa, se cobrasse 8,00 ao invés de 10,00. Embora tenha baixado somente 20% do seu preço, neste caso você tería que vender 66% mais para ganhar a mesma coisa.

Agora que você já entendeu o conceito, se você é dos que não gosta de matemática (eu não sou um grande fã...), é só baixar esse arquivo (.xls) e deixar a planilha do Caderno de Marketing fazer as contas por você!

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário