quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Modelos de negócio que você poderia estar copiando


Nos últimos meses eu vi uma porção de negócios bem interessantes e que ainda não existem (ou são pouco conhecidos) no mercado brasileiro. Está buscando algo para investir seu dinheiro? Aqui vão algumas boas idéias:

Pret a Manger
Cadeia inglesa de fast food saudável.
Por que é bacana: É uma rede com diversas lojas que, em comum, têm a parte visual, o cardápio e o fato de que todos os produtos foram produzidos na cozinha de cada loja. Nunca um produto é feito de um dia para o outro e nunca vem de uma fábrica ou algo do tipo. Garantia de comida fresca a cada refeição.

100 Montaditos
Um montadito é um sanduíche pequeno e simples, que geralmente tem só dois ingredientes (pão e algo mais, rs). E por isso, o cardápio da rede é amplo, mas bem simplificado: 100 tipos diferentes de montaditos (pão com queijo, com presunto, atum, maionese ou mesmo chocolate), algumas (poucas porções) e bebidas.
Por que é bacana: eles lucram com a venda de bebidas. Cada caneca de chopp ou tinto de verano custa 2€ (numa cidade que costuma cobrar entre 3€ e 4€ pela mesma coisa) e eles têm uma promoção bem bacana que faz com que, com a compra de uma bebida, o cliente ganhe um montadito. Resultado: você acaba pedindo bebida porque quer comer e comida porque quer beber.

Zara
A principal marca da Inditex (que recentemente protagonizou casos de trabalho escravo no Brasil) é provavelmente a loja de roupas mais estudada do mundo. Ok, você dificilmente conseguirá copiar o modelo de negócios e a incrível logística da Zara. No entanto, há algumas lições que podem ser copiadas.
Por que é bacana: A Zara não investe em publicidade. Você não vê anúncios da marca em revistas de moda, nem nada do tipo. Com o dinheiro que economiza aí, a Zara investe nos pontos de venda. A rede só abre lojas nas melhores avenidas de cada cidade ou shopping centers – muitas vezes comprando imóveis caríssimos.

Muji
Objetos e roupas para quem busca funcionalidade acima de tudo.
Por que é bacana: As roupas da Muji não têm etiqueta porque eles acham que a etiqueta incomoda. Todos os produtos, incluindo também móveis ou artigos para viagem, são pensados para ser o mais prático e funcional possível. E etiqueta não tem nada de funcional.

Ikea
Empresa sueca de móveis e decoração.
Por que é bacana: As Casas Bahia cresceram na base do crédito, a Ikea na base dos preços baixos e do design. Quem já entrou em uma das lojas sabe que a experiência de compra aí é incrível. É como se fosse uma Tok Stok gigante mais bem organizada e mais barata.

Tá, você dificilmente terá dinheiro para criar uma enorme fábrica de móveis como a Ikea. Mas a Tiger, por exemplo, aplica muitos dos conceitos da Ikea em um modelo de negócios bem menor. Eles têm lojas bem direcionadas (obrigam o cliente a ver todos os produtos antes de sair do ponto de venda), têm itens com design bacana e preços acessíveis – quase todas as qualidades que tornaram a Ikea o que é hoje.

Restaurantes de Madrid
Por que é bacana: é quase impossível sentar em um dos milhares de restaurantes da cidade e pedir uma bebida sem que te sirvam algo de comer. O custo é muito baixo e a sensação de poder comer uma porção de azeitonas sem que te cobrem o dobro do que você está pagando pela cerveja é imperdível.


Daqui a 5 anos, vai ter um monte de gente ganhando dinheiro com essas idéias e você vai estar pensando que deveria ter colocado-as em prática.

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário