terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lições de Branding em Amsterdam


Amsterdam é uma cidade de vanguarda. É isso que eles vendem, consciente e inconscientemente. Parece que a ousadia está no DNA do povo. Desde os diques, barragens e belíssimos canais artificiais até a liberdade de expressão, coffee shops e travestis, a capital holandesa passa a impressão de que está sempre olhando para a frente.

Há muita história, prédios antigos e museus bem bacanas, mas o que surpreende e impressiona é a atmosfera. Praticamente tudo em Amsterdam grita “Vanguarda!” e criar este ambiente é maior triunfo da marca da cidade. Criar uma atmosfera verdadeira em torno de algo é um trabalho de formiguinha, que tem a ver, principalmente, com os detalhes.

As maiores lições que a marca Amsterdam tem a ensinar às outras cidades e empresas podem ser resumidas em duas idéias:

Todos os pontos de contato enviam a mesma mensagem
A coerência é a chave do branding (gestão de marca). Cada vez que um turista (cliente) entra em contato com a cidade (produto) ele precisa receber a mesma mensagem. Se o slogan da sua empresa diz “pensando no seu futuro”, você precisa SEMPRE pensar no cliente e no futuro dele. A sua recepcionista precisa pensar no futuro do cliente. Seus anúncios precisam transmitir preocupação com o cliente, inovação, antecipação ou algo do tipo. E, mais importante, todas as suas ações devem levar em conta o cliente e o futuro dele.

Se você vende encantamento, não me mande uma agenda no final do ano. A não ser que ela venha incorporada em um telefone de última geração. Se vende responsabilidade, você não pode chegar atrasado a uma reunião nunca.

Porque, a partir do momento em que você começa a não cumprir com a sua linha de raciocínio, eu começo a duvidar de você. E existem outros fornecedores que me geram menos dúvidas.

Imagine se uma cidade que tolera o uso de maconha e tem um distrito de prostíbulos poderia ser racista ou desrespeitar homossexuais. É esse o trunfo de Amsterdam: a cidade respira novas idéias em qualquer campo. E assim se converte em um lugar diferente de qualquer outro.

Coffee Shop na Praça de Rembrandt


Red Light District


Adaptação e evolução sem perder a essência

O que é hoje o principal símbolo da cidade, o letreiro IAmsterdam, não existia há pouco tempo. Ele divide espaço com as centenas de milhares de XXX que estão marcados pela cidade e fazem parte do brasão de Amsterdam.

As marcas devem saber evoluir com os seus consumidores e com o tipo de vida que os consumidores levam. Vender rapidez e design em 1920 era muito menos importante que é hoje, por exemplo. E mesmo as grandes marcas precisam se reposicionar de tempo em tempo, mesmo que isso não envolva uma mudança na logomarca.

Brasão de Amsterdam


Letreiro Iamsterdam


Aplicações da "logomarca"

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