-Divida a organização em dois grupos: o do conteúdo e o da estrutura. Fica praticamente impossível ser eficiente nos dois quesitos quando uma pessoa trabalha nas duas frentes aos mesmo tempo.
-Gaste metade do tempo organizando e a outra metade executando. Não pense que fazer planilhas de custos, cronograma do evento, documentos importantes, entre outros detalhes, é perda de tempo. Você com certeza vai ganhar muito lá na frente planejando com cuidado antes de começar a executar as tarefas.
-Busque verba para os custos com seus fornecedores. Faça um documento e crie cotas de patrocínio. Caso seja a primeira convenção que a empresa está realizando, você deve dobrar os argumentos para poder convencer o pessoal a investir no seu evento (já que não terá disponível os dados provando o sucesso da convenção passada). Nessas cotas, é possível oferecer a possibilidade do fornecedor ter:
-logomarca em todos os materiais do evento (camiseta, banner, apresentações).
-espaço no cronograma do evento de X tempo para expor um produto/serviço.
-distribuição de brindes ou premiações durante o evento.
E até mesmo ações que não estão relacionadas a convenção:
-assinar a news enviada mensalmente para sua base de X clientes cadastrados.
-enviar X news exclusiva do fornecedor para sua base de X clientes cadastrados.
-banner no site ou blog da sua empresa por X meses.
-entre outras ações.
-Seja extremamente criativo ao pensar no conteúdo da convenção. Intercale palestras com dinâmicas durante todo o evento. Faça o povo dançar, brincar de mímica, jogar vídeo-game, sair na rua vendendo alguma coisa, enfim, invente atrações para descontrair. Mas tente sempre relacionar as atividades ao conteúdo da palestra.
-Para gerar comprometimento, divida equipes e invente disputas. Se possível, ofereça premiação em troca.
-Para preencher períodos livres, crie entretenimento sem conteúdo relevante para a convenção em si. Vai servir para relaxar e deixar a equipe disposta para o outro dia de atividade intensa. Pode ser churrasco, futebol, cinema, happy hour, etc.
Em suma: criatividade é chave para uma convenção bem feita. Porém, o sucesso só é conquistado quando a criatividade vem acompanhada de muita organização, senso de urgência, paciência e grana.
Muito bom Loris, quer organizar um evento pra mim?
ResponderExcluirOi Ébano, quando precisar me procura. Tenho bastante material: planilhas de custo, cronogramas, documento de patrocinio, planilha de organização!
ResponderExcluir=)
Beijos e obrigada pelo comentário!!
Bom, eu vi a papelada da última convenção que a Loraine montou e tenho que discordar um pouco do post: acho que vcs passaram 80% do tempo planejando, pq o tanto de coisa que tinha lá rsrs
ResponderExcluirBelo post Lola!