sexta-feira, 8 de julho de 2011

O caminho mais simples

Existe uma eterna discussão entre as empresas e as agencias de propaganda (ou entre chefes e departamentos de marketing) sobre o que deve constar (ou não) em materiais de promoção como páginas de internet, flyers, etc.

É comum o chefe querer colocar mais informações que o diretor de marketing, por exemplo, encher o folheto com textos (e fotos) e lascar cada uma das cento e cinqüenta coisas que só a sua empresa sabe fazer. Outra situação famosa é o “aumenta a logo”, ouvido quase todos os dias por qualquer agência de propaganda que tenha pelo menos um cliente.

De um lado, a experiência de quem lida com o produto todos os dias e conhece o público. Do outro, gente que estudou bastante e que está sendo paga para aportar à empresa algo que ela não tem (layout, design, conhecimento de mídia, etc.).

É verdade, às vezes, as agências “viajam” um pouco, mas em geral, costumam ter razão. Em design, assim como ao escrever textos, menos é mais. Atenha-se ao estritamente necessário e elimine tudo o que for possível. Assim, a mensagem – o objetivo destes materiais – fica mais clara e eficiente.

As imagens abaixo foram retiradas do ótimo blog dospuntosbarrabarra e são o esqueleto de algumas páginas tão importantes como Facebook, Google ou Youtube (ops! Entreguei... rs).




Outro exemplo de desenho bem marcante são as embalagens da Apple, que dizem muito com muito pouco. Simplifique!

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