Em recente entrevista ao programa Manhattan Connection,
a empresária Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, foi questionada sobre os
maus números do varejo e se saiu bem da saia justa colocada pelos economistas e
jornalistas.
Diogo Mainardi criticava o varejo brasileiro e pintava um
painel ruim para 2014, alegando que muitos dos fatores que impulsionaram os
lojistas brasileiros nos últimos anos (como a expansão do crédito, o
endividamento, etc.). A certa altura da conversa Mainardi apresentou dados da Serasa
Experian sobre a inadimplência no varejo, e Luiza refutou suas afirmações com
dados um pouco mais específicos e corretos. Bom, veja a discussão você mesmo:
Gosto bastante da posição de Luiza Trajano, que depende,
dentre outras coisas, do otimismo do brasileiro para atingir as metas a que se
propôs para 2014. Dificilmente um empresário nas mesmas condições teria um
discurso diferente em um programa de televisão - afinal, pouco teria a ganhar
com essa atitude.
Achei mais interessante ainda vê-la debatendo com
simplicidade e transparência temas complexos como os que foram apresentados (transitou
com propriedade entre o varejo digital, o atendimento dos
norte-americanos e os “rolezinhos”, por exemplo).
Mas gostaria de usar o exemplo para fazer um paralelo com o
dia-a-dia dos profissionais de marketing e de consultores de todos os setores. Já
trabalho nas duas áreas há algum tempo e vejo que ambas sofrem de um mal
bastante comum – o profissional sabe tudo.
Quando uma consultoria começa, é comum a equipe de
profissionais já chegar com um pré-conceito sobre a empresa que a contratou.
Mais ordinário ainda é a consultoria chegar com um modelo de trabalho
pré-determinado (utilizado em outros setores) para a empresa em questão. Da
mesma forma, muitos profissionais de marketing são famosos por acharem que sabem tudo de tudo, pois transitam com facilidade por diversas áreas da empresa.
Dificilmente saberemos mais sobre um setor do que quem
trabalha nele
O que o vídeo acima
demonstra, no entanto, é que dificilmente saberemos mais sobre um setor do que quem
trabalha nele, ainda que nós (consultores e gestores de marketing) sejamos muito bem informados. E quase sempre as soluções que procuramos estão
precisamente nas cabeças dessas pessoas.
Não, consultor. Você não sabe tudo.
Bônus: Para quem gosta de falar sobre "o copo metade cheio", aqui
vai um vídeo muito bacana sobre o que a África pode oferecer ao mundo nos
próximos anos.
Charles Robertson - Africa's Next Boom
http://new.ted.com/talks/charles_robertson_africa_s_next_boom
Charles Robertson - Africa's Next Boom
http://new.ted.com/talks/charles_robertson_africa_s_next_boom
Ela pode até ter perdido a discussão em alguns momentos. Mas quando ela rebate o Mainardi dizendo: "é, você não compra nada, mas o seu livro você precisa vender né?", matou a pau pra mim! #LuizaRtz
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