No meu post passado, falei
que AMOR e DINHEIRO deveriam estar em qualquer lista de Resoluções 2014 que se
preze. A verdade é que o item EMAGRECER completa esse trio parada dura e que,
sim, eu preciso emagrecer em 2014 (provavelmente você também, sem ofensa). Enfim,
daí que conversando com um amigo sobre sofrer fazer academia, falei: “precisamos
passar nas academias para pegarmos a agenda de aulas”. Eis que ele começa a me
mandar os sites de todas as que havíamos listado e tinha tudo lá: agenda, tipos
de aula, lutas, grupo de corrida, explicação sobre cada exercício e até mesmo
avaliação online. Eu nunca tinha visto um site de academia! Tudo bem que eu não
costumo procurar com frequência (cof), mas da última vez que eu resolvi frequentar
uma, só mesmo indo até a recepção e pegando um sulfite mal feito e cortado com
régua com as aulas e horários impressos em uma tabelinha tosca.
Por que estou dizendo isso?
Porque nem eu entendi a razão de eu ter ficado tão espantada. Hoje não há nada que
gere menos credibilidade em qualquer tipo de empresa do que a ausência de um site ou
um site mal feito (pior que isso só quando o email é nome.da.empresa@hotmail.com).
Pode reparar: quando você procura algum serviço pelo Google, abre uns 4 ou 5
sites e geralmente opta pelas empresas que tem o site mais bonito ou mais
funcional, como se isso fosse sinônimo da empresa ser melhor. Se realmente era
a melhor ou não, whatever, porque você já clicou no X dos sites feios e jamais
saberá.
E é fácil fazer um site
bonito e funcional? “É sim, você passa lá pra agência digital e eles criam tudo”.
Fuén, muito errada essa respostas. Fazer um site é muito complexo. Eu trabalho no marketing de uma empresa e acabo de reformar todo o site principal pela 3ª vez em 5 anos (aliás, aproveite para ver a minha última versão e assistir ao lindo vídeo do banner principal =) E em todos os projetos que participei, foi muito difícil criar
o site ideal. E vai por mim: TEM que ser ideal, tem que ser diferente dos seus
concorrentes, tem que ser funcional, tem que ser legal, atrativo, útil e
responder as dúvidas básicas do seu futuro cliente. É só pensar em quantas
vezes você já escolheu um fornecedor pelo Google. Isso acontece com sua empresa
também.
Enfim, para chegar ao ponto
do post (finalmente hein), segue algumas dicas importantes para você,
profissional de marketing, que vez ou outra participa da criação do site da
empresa que trabalha:
-É complexo, mas não demore
para concluir o projeto do site novo, porque ele vai durar em média uns 2 anos
só. Se você enrola muito para decidir as coisas, muda a arte mil vezes antes de
aprovar, contrata fornecedores que não cumprem prazos, vai correr o risco de,
logo que o site for lançado, pensar que já tem muita coisa nova que você queria
incluir e que não dá mais tempo. Portanto, seja ágil.
-Seja designer ou agência que
vai desenvolver a arte, certifique-se de que possuem noção de programação.
Dificilmente a agência/designer fará a arte E a programação. Mas eu já sofri na
mão de fornecedores que fizeram uma arte linda, porém, quando o site foi para
programação, precisou ser devolvido porque estava com tamanhos errados, itens
não-programáveis, etc.
-Ao escolher quem vai
programar, escolha uma agência-web ou o programador que não seja muito
resistente. Na maioria das vezes, eles preferem projetos mais fáceis e que não
fuja do padrão: banner rotativo na home, menu Quem Somos, Produtos, FAQ e Fale Conosco (so last summer, no caso). Quando você aparece com um site super
moderno e cheio de detalhes que deixam ele mais legal, chove de reclamação de
que isso ou aquilo não dá para fazer. Na maioria das vezes, dá pra fazer, mas
dá trabalho. Ajuste isso antes de fechar o projeto.
-Não terceirize 100% a
estrutura do seu site. Reúna-se com a agência/designer que vai fazê-lo e
discutam juntos, peça sugestões. Mas raciocine antes sozinho, porque só você
sabe exatamente quem é o seu futuro cliente. A agência/designer vai dizer que
vai estudar sua empresa antes, mas é mentira, não vai! No máximo vai te dar um
formulário para você responder. Raciocine mais e aproveite do fornecedor no que
ele tem de melhor: criatividade. Ah! E se possível, não terceirize o conteúdo do
seu site, crie os textos sozinho.
-Por último, faça várias
reuniões com todos os fornecedores juntos e gerencie o projeto do início ao fim,
mediando os contatos e participando de toda e qualquer decisão.
Participar do projeto de site
da empresa é muito gratificante. Saber que o conceito que as pessoas têm da sua
empresa veio de algo que você criou é enriquecedor.
E viu: dá para emagrecer fazendo
sites? É claro que não! O título foi só para chamar sua atenção para o post!
Sou dessas, beijos.
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Só para agregar o camarote: "Sejá rápido", uma das premissas do Bussines Model Generation e Lean Startup, dois modelos em voga na gestão moderna, o modelo de negócio deve ser testado o mais rapidamente possível. Um site desenvolvido com menos funcionalidades, mas que já atenda o mínimo do negocio possível, já é o suficiente para verificar o retorno. Assim pode-se mudar e se adequar, gastando menos, pois o site com menos funcionalidade é mais barato.
ResponderExcluirAbraços
Pedro Silvino
Isso mesmo. Um site bonito, funcional e moderno não precisa ser necessariamente complexo.O processo todo de colocar um site no ar que pode se tornar complexo, e é aí que o "seja rápido" faz mais sentido ainda. Seja organizado e rápido!
ExcluirShow, Pedro Silvino!
ResponderExcluirTotalmente de acordo!
Loraine, acho que uma das dicas mais bacanas desse post foi: decida rápido, pois "o site vai durar em média uns 2 anos só. Se você enrola muito para decidir as coisas, muda a arte mil vezes antes de aprovar, contrata fornecedores que não cumprem prazos, vai correr o risco de, logo que o site for lançado, pensar que já tem muita coisa nova que você queria incluir e que não dá mais tempo. Portanto, seja ágil".
ResponderExcluirTodo mundo dá palpite no site e a cada dia que o projeto demorar para sair do papel, uns 9 problemas novos aparecem =P