domingo, 30 de janeiro de 2011

A melhor maneira de resolver um problema difícil

Aja como se não tivesse outra opção.

SITUAÇÃO 1:

03h30. Você escuta um barulho estranho e, ao levantar, descobre que o cano do banheiro acabou de estourar. Você interrompe o sono, começa a secar o chão, tapar o buraco e faz de tudo para resolver o problema na hora. Todo o resto é irrelevante. Seu trabalho, sua noite de sono, o filme que vai passar amanhã... tudo isso é secundário. Resultado: você faz o que tem que fazer, gasta o que tem que gastar e resolve o problema.

SITUAÇÃO 2:

Você acorda outro dia (não necessariamente às 03h da manhã, rs) e se dá conta de que resta somente mais uma semana para o prazo de entrega daquele projeto/trabalho/monografia – aquele mesmo que está há meses na sua lista de coisas para fazer. De repente, uma súbita responsabilidade toma conta de você e, naquela semana, mesmo quase sem parar para comer, você termina o projeto. A balada fica para a semana seguinte, a pescaria é cancelada, o futebol... você faz o que tem que ser feito e resolve.

O que eu quero dizer com esses dois exemplos é que, quando seus esforços estão concentrados em algo que é realmente uma prioridade, os problemas se resolvem. As coisas secundárias são delegadas a outras pessoas, você foca o que precisa e faz o que tem que ser feito.

Qual foi o principal problema da sua empresa em 2010? Apareceu um competidor muito forte? Seu atendimento não funciona bem? Seus custos fixos estão muito altos? Não encontra um imóvel para expandir as atividades?

Se eu fosse você, gastaria pelo menos 80% do meu tempo resolvendo esse problema, a partir de amanhã. Convoque as pessoas que trabalham com você, avise que você não irá atender telefonemas até às 17h00 da tarde. Faça-os entender o que é realmente importante para você esta semana. Se possível, destaque algumas pessoas para ajudá-lo nesta tarefa – peça uma mãozinha.

Sem definir quais são as prioridades, a gente acaba ficando preso no dia-a-dia. Muitas das tarefas que executamos diariamente não farão nenhuma diferença nos próximos dois anos.

Não conhece bem o perfil do seu cliente? Passe a semana na frente do balcão, atendendo-os, converse com fornecedores, encomende pesquisas... Há um departamento boicotando o outro? Passe a semana conversando com eles, identificando o que está causando o problema, contrate uma consultoría, crie um programa de incentivos... no fundo, você já sabe o que deveria estar fazendo.

3 comentários:

  1. Assunto off-topic. Desabafo. Quero pular da janela quando eu pergunto "tá, e qual é a necessidade do cliente?" e me respondem "comercial. A necessidade é comercial". Ah vá? Jura? Achei que era fazer média com a sogra. Bosta. #prontofalei

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  2. Kkkkkkk!! É bem por aí mesmo.
    - O que vc quer fazer?
    - Ganhar dinheiro.
    - É nada!?!

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  3. -E como você quer o anúncio?
    -Bem criativo, eu quero um material clean e criativo.
    -Ah é? Achei que contratou uma agência para criar algo comum...

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