quinta-feira, 22 de março de 2012

O Marketing da SUSTENTABILIDADE


Mais da metade de todas as emissões de carbono liberadas na atmosfera são geradas por cinco países – segundo ranking publicado em Dezembro de 2011 durante a COP 17: China, EUA, Índia, Rússia e Japão. O nosso Brasil vem logo em seguida, ocupando a 6ª posição e sendo responsável pela produção de 1.144 megatoneladas derivados do uso energético. Diante disso, o país vem fortalecendo as suas organizações socioambientais e, consequentemente, a quantidade de empresas engajadas nas questões sociais se multiplicam e buscam alternativas para contribuir com o meio ambiente.

A gente sabe que os consumidores estão mais exigentes e, mais do que isso, conscientes em relação às questões sociais. São inúmeras possibilidades na hora de escolher um produto ou um serviço, e com características cada vez mais semelhantes: preço, tamanho, design, especificações técnicas, etc. O bombardeio diário de informações sobre taxas, índices, participações, alianças, etc. que associam as empresas à ações sociais, faz com que o consumidor fique atento aos detalhes mais subjetivos no momento de optar pela empresa que irá atendê-lo. Ou seja, as empresas sentem necessidade de ir além e trabalhar por alguma causa, e não apenas para comercializar alguma coisa.

Ei, você aí do Marketing, consegue associar a marca da sua empresa em alguma ação de sustentabilidade - mesmo que ela for fabricante de pregador de roupa? Além de ficar bem visto pelo seu cliente, sua empresa contribui com o meio ambiente.

E lembre-se: não basta só fazer alguma coisa, precisa MOSTRAR ao cliente que você fez!

Veja algumas empresas que utilizaram o gancho da sustentabilidade em seus anúncios:







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