segunda-feira, 26 de março de 2012

Profissional liberal, quem é que está vendendo o seu peixe?


Essa semana eu estava conversando com uma amiga, fisioterapeuta, sobre o negócio dela. No meio da conversa, ela me disse que algo que ficou na minha cabeça: “às vezes, a clínica fica vazia” e ela tem que passar um bom tempo lá “esperando os clientes aparecerem”.

É normal, principalmente no começo da carreira, que esses profissionais tenham tempo livre. Dentistas, advogados, nutricionistas e psicólogos, entre outros, costumam demorar alguns anos para deixar suas agendas sem buracos.

Mesmo com uma estrutura boa (consultórios e escritórios bacanas) e bom material de comunicação (cartão de visita arrojado, pequenos anúncios ou placas, site no ar), parece que fica faltando algo que só o tempo pode trazer.

Só que tempo é justamente o que sobra! Dinheiro falta, mas o relogio costuma andar devagar para essas pessoas. E como usar o seu tempo para ter menos tempo sobrando?!

- faça trabalho voluntário: ofereça seus serviços de graça a quem não pode pagar (gente carente, ongs, etc.). Tem gente que fala que você não pode dar o seu ganha pão de graça... eu discordo totalmente. Trabalhar de graça (para quem não pode pagar, que fique claro) te permitirá praticar o que aprendeu, trará recompensas emocionais e ainda será uma vitrine enorme para o seu trabalho.

- ofereça-se para dar palestras e entrevistas: você sabe alguma coisa que a maioria da população não sabe. Divida isso com os outros. As palestras e entrevistas são ótimas ferramentas de marketing pessoal e ainda te ajudam a se aprofundar seus conhecimentos.

- visite os especificadores: todo mundo tem que saber vender o próprio peixe. Quem pode te trazer novos clientes? Médicos? Associações? Empresas? Jornalistas? Pegue um pedaço do seu tempo livre e visite-os. Apresente-se para as pessoas que deveriam conhecer você.

- crie um blog: o blog reúne um pouco das três ações anteriores. Além de se informarem na internet antes de buscar qualquer tipo de profissional, as pessoas querem saber do que você é feito. Mostre que você tem conteúdo!

(ótimas) Sugestões da Loraine:
-para quem gosta de escrever, procure algumas revistas do seu segmento profissional e ofereça um artigo gratuito. Essas mídias correr demais atrás de pauta.

-além de fazer um blog, participe de outros. Rola bastante discussão nos comentários. Além de ficar conhecido, você aprende!

Tem espaço livre na agenda? Então mãos à obra!

5 comentários:

  1. muito legal pedro! outras ideias:

    -para quem gosta de escrever, procure algumas revistas do seu segmento profissional e ofereça um artigo gratuito. Essas mídias correr demais atrás de pauta.

    -além de fazer um blog, participe de outros. Rola bastante discussão nos comentários. Além de ficar conhecido, você aprende!

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  2. Queridos amigos. Adorei. Lembrar de mim e escrever algo. Qta honra. Agora recente fizemos uma matéria na Revista Saúde. Legal sobre as ONGs. Sempre penso em fazer isso mas acabo deixando de lado sempre para outras coisas.
    Palestras comecei a fazer algumas. Mas preciso e mais convites hehe. Dias das mães a vista, algo em mente???
    BJos
    Obrigada
    PARABÉNS!!

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  3. Obrigado, Alini =) Dia das mães tem a cara de vcs, hein? que tal convidar as mães para uma palestra (cabe aí na clínica?)
    Bjos!

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