quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O que é Design Thinking?

Novo no mundo corporativo e extremamente interessante, o conceito de Design Thinking está ganhando força e já é possível encontrar cursos e artigos sobre o assunto. Em resumo, Design Thinking é um método que utiliza a criatividade e a organização para encontrar soluções para N tipos de situações. O nome faz referencia ao Design porque segue princípios semelhantes aos que os profissionais dessa área já utilizam por via de regra para desenvolver seus trabalhos. Quem é da área de marketing e comunicação sabe do que eu estou falando: para desenvolver qualquer produto, o designer pensa em como vai ser a experiência do cliente ao entrar em contato com esse produto; além disso, qualquer peça só é produzida depois de briefings e brainstorms, e a criatividade é a chave do sucesso.

Design Thinking é estender esse conceito para toda e qualquer área do mundo corporativo – e até mesmo da vida pessoa, por que não?.

Para que seja possível entender na prática, segue alguns exemplos:

HCR – Human Centred Resolution

-Design Thinking é uma abordagem que coloca o Ser Humano no centro da solução. Por exemplo, imagine que você vá projetar uma máquina de lavar roupas. Quem utiliza a máquina de lavar roupas? A dona de casa. Portanto, construa seu produto colocando ELA no centro dos interesses. A dona de casa leva os filhos para escola, trabalha e tem outras infinitas atividades: a maquina precisa ser fácil de operar. A dona de casa faz a unha toda semana e precisa mantê-las bem cuidadas: os botões da máquina não podem estragar o esmalte. A dona de casa tem boa relação com seus vizinhos: a máquina não pode ser barulhenta. E por aí vai.

Co-Criação

-“A melhor forma de ter uma boa idéia é tendo várias idéias”, disse o criador do Linux, Linus Torvalds. Para o Design Thinking, expor e organizar as idéias é a melhor forma de encontrar a solução para um problema. Porém, a maioria das pessoas tenta abraçar a causa e propor uma solução integral , o que muitas vezes não funciona. Para tanto, o Design Thinking propõe um método que ensina a expor todos os problemas, PORÉM discutir somente idéias para solucionar aqueles problemas que são possivelmente alcançáveis - e deixar de lado o que é intangível. Veja abaixo o desenho desse método:



Ei, você profissional de Marketing: acha que dá para aplicar o Design Thinking no seu dia-a-dia corporativo?

Colaboração: Michell Jabur

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