quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Informações ao alcance da mão

Você sabia que o aeroporto de Londrina, se fosse colocado no centro da cidade, ocuparia uma área maior do que o trecho da Av. JK entre as Av. 10 de Dezembro e Higienópolis?

Ainda bem que não tem trânsito na hora da decolagem...

Não, eu não estou escrevendo um post sobre Google Maps ou aeroportos. O que eu gostaria de mostrar é que esta informação estava disponível para qualquer pessoa do mundo e que sua empresa pode estar passando por algo muito parecido.

As empresas se preocupam em comprar servidores, criar processos, fazer pesquisas, etc. e isso é extremamente importante. Mas como pouquíssimas empresas tem um relevante sistema interno de informações, elas costumam ficar "sentadas" sobre a desculpa de que é tudo muito caro ou muito difícil. Não é verdade. Basta saber onde procurar, como procurar e ter um pouco de disposição e organização. Talvez, antes de encomendar as próximas pesquisas, vc devesse trabalhar um pouco com o que já tem disponível.

Nada contra gestionar as informações da sua empresa com o que há de melhor no mercado. No entanto, estes avanços todos não vão mudar muita coisa na sua organização se você não souber o que está procurando. Antes de investir em tecnologia, porque não avaliar todas as informações que você tem a sua volta?

Possíveis fontes de informação:
- faturas de clientes (tipos de compras, quantidade, etc.)
- concorrentes (quantas empresas fazem o mesmo que vc na sua cidade? demoraria mais que um dia para entrar em contato com todas elas e perguntar quais são os preços dos principais serviços e promoções vigentes?)
- fornecedores (o que eles tem feito para melhorar? para quem estão vendendo? como está o mercado para eles?)
- mídia (jornais, , revistas especializadas, etc.)
- governo (IBGE, associações comerciais, SEBRAE, etc.)
- internet (UTILIZE SEMPRE!)
- empregados (as idéias de TODOS os funcionários chegam até os chefes e diretores? quanto tempo demoraria para que uma idéia proposta pelo caixa da sua loja fosse implementada em todas as franquias?)
- Redes Sociais (o que estão dizendo da sua empresa no twitter, orkut ou facebook?)
- E muuuuitas outras...

Depois de descobrir onde quer chegar, aí sim você começa a procurar sistemas, contratar pesquisas e automatizar todo o processo.

Qual é o seu objetivo?
De que informações você precisa para chegar lá?
Onde elas estão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário