domingo, 19 de dezembro de 2010

Marketing Digital

Nunca o mercado esteve tão cheio de opções e, ao mesmo tempo, nunca o consumidor esteve tão atento na hora de optar por um produto. Difícil pensar hoje em alguma empresa que não tenha concorrente. Diante disso, as corporações buscam alternativas com o objetivo de fortalecer a penetração no mercado e se diferenciar da concorrência.

Inúmeras empresas já adotam o marketing digital para seu crescimento e sustentação diante de um mercado dinâmico e de rápidas mudanças. Estar no mundo digital não se resume a ter um website. Isso, na verdade, tornou-se premissa básica para qualquer empresa, independente do segmento.

A revolução da tecnologia da informação está dando nova forma às empresas que querem encontrar alternativas para se tornar mais competitiva. A internet contribui com as organizações na criação de valor agregado na diferenciação de suas ofertas.

Quando pensamos em Empresa x Internet, logo visualizamos as mídias sociais como melhor opção para estar no mundo digital. Porém, estar bem posicionado nas mídias sociais é um capítulo a parte. Para funcionar, é necessário traçar uma estratégia bem elaborada que visa à sustentação da empresa nessas mídias. Dá trabalho e é constante. Existem outros caminhos menos trabalhosos e que podem funcionar para que uma empresa esteja on-line.

Propaganda rich media: Rich Media é um termo utilizado para descrever propagandas on-line que utilizam de recursos multimídia. Essa tecnologia permite que o internauta seja exposto à propaganda sem sair da página da web que é apresentado o anúncio. Permite, também, que ele assista ao conteúdo do vídeo sem que tenha que esperar pela transferência dele. Existem milhões de sites que disponibilizam espaço para que as empresas anunciem por meio dessa mídia. É ótima para produtos pouco conhecidos e de difícil entendimento, já que tal mídia tem como principal característica proporcionar a interatividade

Indicação de Clientes: A indicação de clientes refere-se a um programa em que websites e lojas virtuais são remuneradas quando um visitante clica no anúncio que remete ao site do visitante. O Google tem um programa de afiliação chamado AdSense, em que proprietários de sites podem aumentar suas receitas ao veicularem anúncios do Google em sua página. Os proprietários são remunerados pelo número de vezes que seus usuários clicarem nesses anúncios. Aproveitando essa oportunidade, as empresas podem utilizar a ferramenta do Google chamada AdWords, em que criam um anúncio e escolhe em quais sites filiados do Google deseja que a propaganda seja veiculada. Dessa forma, pode direcionar o anúncio para sites que combinem com as características e o interesse do produto. Outra vantagem de optar por essa forma de anúncio na web está no baixo custo, pois a empresa paga somente quando o usuário clica em seu anúncio e é direcionado ao site do produto, e não por impressões.

Lojas.com: Com o avanço da Internet, as compras virtuais têm apresentado perspectivas animadoras, mostrando um perfil maduro e profissional, visto que a prática de realizar transações comerciais pela internet tem sido cada vez mais utilizada. Analisando por esse prisma, as empresa estão optando por inserir seus produtos em toda a rede de varejo virtual como americanas.com, shoptime.com, polishop.com, entre outros. O interessado pode encontrar o produto anunciado quando navegar pelas categorias do site, visualizar as descrições e fotos e adicioná-lo a um carrinho de compras. Além disso, o cliente pode escolher a forma e a condição de pagamento e ter a garantia de entrega no local informado, por meio de um sistema de acompanhamento do pedido e entrega de produtos. Outra vantagem está no funcionamento 24 horas por dia das lojas virtuais. Não importa os horários, dias de feriado ou fim de semana, o consumidor não deixa de fazer negócios e as empresas oferecem comodidade para seus clientes, e estes podem fazer seus pedidos on-line quando desejar.

Links patrocinados: A busca patrocinada consiste em pagar a um site de busca para que o anúncio da empresa (em forma de link para o site) anunciante seja apresentado no início na lista de links, resultantes de busca por palavra-chave, realizada pelos internautas. Dessa forma, sempre que alguém digitar uma palavra relacionada ao conteúdo do site da empresa, o link para o site aparece em um lugar de destaque na página de resultados, permitindo expor uma mensagem dirigida ao público alvo. O custo desse tipo de campanha é relativamente baixo, pois a empresa só paga por clique em seu anúncio e não por impressões.

E-mail Marketing: O envio de mala direta é prática simples, porém é uma estratégia que requer cuidados na hora de medir os resultados. Envio de e-mail marketing refere-se a um conjunto de ferramentas de marketing que visa criar um relacionamento direto entre a empresa e seus clientes, utilizando-se de banco de dados com informações detalhadas sobre os clientes. Para promover um produto por esse meio, a empresa precisa adquirir bancos de dados com características correspondentes às do produto. O mailing é fornecido por empresas que gerenciam cadastros de organizações. As mensagens enviadas aos potenciais clientes podem variar entre promoções de venda, informações sobre o produto e exposição de cases de sucesso.

Um comentário:

  1. O marketing está tão presente na internet, a maioria das vezes não temos nem escolha. Você abre um video que quer ver no youtube e é obrigada ver a publicidade antes!!

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