quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Piadinha com a concorrência

Não é de surpreender que a publicidade brasileira seja reconhecida pela sua criatividade. Condições culturais realmente fazem do brasileiro um dos povos mais criativos da face da terra. O que não quer dizer que tudo o que essa criatividade produz seja bom. Os esquemas de lavagem de dinheiro mais sofisticados do universo também são brasileiros. De qualquer forma, para o bem ou para o mal, o brasileiro sabe se virar sem grandes embaraços e essa criatividade na propaganda tem rendido ao longo dos anos uns troféuzinhos metidos a besta em concursos igualmente metidos a besta aqui e no estrangeiro. Meus parabéns.

Pois bem. Se a publicidade que se faz por aqui é criativa, não é menos verdade que ela dificilmente ultrapassa o limite de cordialidade (mais uma vez, condições culturais impuseram esse jeito jóinha do brasileiro levar a vida). Duas marcas se engalfinharem no circo eletrônico, tal qual Coca-Cola e Pepsi fazem nos EUA, por exemplo, é coisa raríssima de se ver por aqui. Exatamente por isso não deixa de causar surpresa essa propaganda da Frontier (da Nissan) que faz troça com as concorrentes Hilux (da Toyota) e Amarok (da Volkswagen) e seus felizes proprietários.



O humor é rasteiro e a graça não resiste a duas visualizações, mas deve ter incomodado a concorrência, que deve ter suspendido a veiculação do reclame na televisão.

#prontofalei: A Nissan que não se iluda. A Frontier tem o mesmo espírito de agroboy das outras duas camionetes. Pra mim, são todas de um mal gosto tremendo e o mundo viveria perfeitamente bem sem essas coisas desajeitadas.

2 comentários:

  1. Me fez lembrar uma propaganda da FIAT em que aparecia a logomarca da duas principais concorrentes no canto da tela e a logo da FIAT chegava perto e assoprava as outras para fora do enquadramento (e a sonoplastia do assopro era algo como "fiat fiat"). Assim, bem tosco. Mas com certeza incomodou a concorrência.

    #prontofalei: post muito bruto, Arnaldo.

    ResponderExcluir